Translate

Páginas

Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cães e cavalos tornam-se terapeutas de pessoas doentes

Terapia Assistida por Animais ganha cada vez mais espaço
no Brasil no tratamento de doentes físicos e mentais


 Só quem tem um animal por perto sabe a delícia que é receber carinho gratuito e um amor incondicional. No caso de pessoas com limitações físicas ou mentais, a medicina percebeu que essa relação pode ainda trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Como? Por meio da TAA (Terapia Assistida por Animais, no original em inglês, Animal Assisted Therapy) ou zooterapia.

O termo, pouco conhecido no Brasil, foi criado pela organização norte-americana Delta Society e consiste em usar técnicas de psicoterapia junto a animais para reabilitação e reeducação de pacientes com síndrome de Down, paralisia cerebral, demência ou problemas motores.

Cães, pássaros, cavalos e golfinhos são as espécies mais utilizadas pelos médicos. A técnica geralmente é executada de modo multidisciplinar, com apoio de fisioterapeutas, psiquiatras e veterinários.

Estudos comprovam que pessoas com ansiedade, hiperatividade, estresse, mal de Alzheimer, câncer e esquizofrenia podem ter benefícios terapêuticos ao terem contato com animais. Mas por que isso acontece?

De acordo com o veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal, o contato com o carinho dos animais facilita a comunicação entre pessoas que têm dificuldade de se expressar, além de reduzir o nível de estresse, que piora alguns quadros. Os pacientes com Alzheimer e esquizofrenia, por exemplo, tendem a reduzir a agressividade ao ter contatos com bichos.

Um estudo da American Heart Association confirmou que uma visita de um cão por 12 minutos melhora o funcionamento do coração e dos pulmões e baixa os níveis de ansiedade.








Os animais nada mais são que anjos, anjos sem asas que só estão aqui para nos proteger, nos ajudar. Existe amor mais verdadeiro que o deles?! Por mais que a gente brigue, chingue, e por momento de estrema raiva agrida-os eles sempre voltam com a cabeça baixa nos pedindo desculpas por algo que muitas vezes nem tiveram culpa! Existe amor maior,sem ignorância nem mentiras!! Só amor, puro e incondicional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário